terça-feira, 24 de maio de 2011

9 - Homem x Natureza



   Engraçado, as vezes quando eu vou no "Espaço Amor" ou na "Uniluz" tenho a sensação de que todos estão lá em busca de soluções naturais para os seus problemas e inseguranças; e que de certa maneira encontram isto lá.
    As pessoas, cada vez mais estressadas com suas rotinas tumultuadas, se vem necessitadas de relaxar um pouco e para isso procuram ambientes mais naturais, zens, onde elas possam renovar suas 'energias'.
   É indiscutivel o bem estar que estes ambientes nos proporcionam, porém eu fico me perguntando, o porquê de cada vez mais o mundo se voltar para a tecnologia, se isto tudo torna as pessoas muito estressadas e descontentes com a vida. Não tem sentido evoluir para um mundo tecnologico fantasiado de paraíso, se cada vez mais o homem necessita recredir as suas condições primarias para conseguir sobreviver.
   Eu, pessoalmente, sou crente no evolucionismo, e acredito que nós somos animais que pela dádiva de pensar, esquecemos as nossas origens e o que realmente somos. O homem quer se próprio aprisionar em uma realidade que não o pertence, ao invés de adaptar apenas o que lhes convem, querem mudar TUDO, não selecionando o que também lhes fazem mal.
   Usando da alta tecnologia, chegou-se a conclusão se que os melhores alimentos são os naturais orgânicos! Que o melhor esporte é caminhar ao ar livre! Que andar descalço na grama é terapeunico! Que somos mais produtivos quando a silencio! e outras coisas mais, que são desnecessarios grandes equipamentos e ciência avançada.
   Estamos destruimos o mundo que estava ali, de mão beijada para nós, para construir em cima um mundo que nos faz mal, que nos tira qualidade de vida a troco de nada.
   É bom que quando despertarmos ainda dê tempo de voltar atrás!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

8 - Decadência humana

   Estava conversando depois da aula com meu professor de física, o Bruno, e ele comentou sobre a constante decadencia das pessoas com o passar das geraçoes. Isto me indagou demais, é muito triste pensar que você, que nem começou ainda a vida, faz parte de uma nova realidade desprovida de inteligencia.
   Fiquei pensando e cheguei a conclusão que perdemos o abito de pensar, questionar e lutar em pró dos nossos ideais. Fico vendo os relatos históricos, como pessoas que se dedicavam a filosofia, a matemáticas, as ciências em geral, e chegaram a conclusões de uma tal complexidade que só puderam ser provadas séculos depois. É incrivel pensar que alguém que viveu em X a.C. possa ter sem nenhuma tecnologia, chegado em resultados tão precisos. Ver como na época socrática ou então mais recentemente na alemanha, italia ou mesmo no Brasil na déc. de 30, todos eram mais civistas, nacionalistas. Ver como os brasileiros se organizaram contra a ditadura militar, na revolução francesa, na comuna de paris, e outros exemplos mais.
   Cientificamente, desde Einstein não temos mais nenhuma grande descoberta. E isto já vai fazer 100 anos desde a criação do 'Fundamento Geral da Teoria da Relatividade'.
   Com toda carga curricular que temos na escola, não vejo grande, para não dizer nenhum interesse de meus colegas em entrar de cabeça nos conteúdos.



....  já mudei de ideia sobre este assunto. 10/08/11

domingo, 8 de maio de 2011

#

   Antes de ontem, na sexta (06/05/11), tive provão do ETAPA e quem aplicou o simulado pra minha classe foi o Profº Dimas, de história.
   Fui a última a entregar a prova e como sempre, esperei ele para desser do prédio e enquanto isso fomos conversando, falamos da prova em si, ai eu perguntei se ele era bom aluno quando estava na escola, disse que em humanas sim, mas que repetiu a 8ª série por causa de matemática, que ele era da turma do meião e tals, ai comentou que um dia, a sala dele estava uma baderna, e um dos professores deles chamou a atenção do Dimas e deu uma lição de vida naquele momento, que marcou a vida dele e que ele passou a sempre levar consigo aquele aprendizado. Também comentou que passado alguns anos, quando já estava na faculdade e ele encontrou este tal professor e o agredeceu daquela lição dada no passado. O professor não lembrava do acontecido, mas que o Dimas recordava como se fosse ontem aquela aula.
   Ai papo vai, papo vem, eu disse que era nitido que ele lia muito e sempre procurava se interar das coisas, e que eu gostava muito do estilo de aula dele, dos slides que ele passava em aula, dos videos que ele mostrava pra gente... "Não disse isso para puxar o saco, fui sincera, converso muito com ele, e sempre me surpreendo como ele sabe perfeitamente de tudo o que acontece no mundo e de como ele tem uma opinião bem formada e estruturada sobre tudo. E realmente gosto do material que ele trás em aula, acho que é completo e faz o diferencial no entendimento do assunto estudado". Morreu o assunto.
   Conversamos sobre mais alguma coisa e nos despedimos, ele foi para a secretária e eu fiquei conversando com a Agnes na portaria. Depois de uns 10 minutos, alguém segurou no meu braço e quando eu virei ele me abraçou, quando eu cai em mim vi que era o Dimas, ele olhou nos meu olhos e disse "Muito obrigado", por ter elogiado a aula dele, que ouvir aquilo era muito gratificante e que "Não importa o elogio que você recebe, o que realmente importa, é a pessoa da qual você recebe um elogio" que ele gostava muito de mim e que eu era uma boa pessoa.
   Entrei em choque, juro que me deu uma vontade incontrolável de chorar, abraçar ele, de falar que eu gostava muito dele também e que eu o admirava muito. Mas não fiz nada, fiquei paralizada, até que ele se despedisse e fosse embora.
   Fiquei pensando. Foi tão indiferente para mim ter dito que eu gostava da aula dele e pra ele me pareceu fezer toda a diferença. A palavra tem um poder muito forte. E o que mais me chamou a atenção foi a sensação maravilhosa, indescritivel que eu senti por saber que eu fiz a diferença naquele dia para a vida de outra pessoa, muito melhor do que qualquer elogio.
  Muitas vezes guardo pra mim a gratidão que eu sinto por alguém ter dito ou feito algo que fez toda a diferença pra mim. Não tinha ainda tido a noção de como comunicar algo tão estúpido como este sentimento para a outra pessoa vai ser tão gratificante pra ela, é sem dúvidas uma forma de retribui-lá pelo bem que ela te faz. Há atitudes tão simples e singelas que fazem toda diferença. Com certeza, "As melhores coisas estão nas coisas simples da vida!"