Antes de ontem, na sexta (06/05/11), tive provão do ETAPA e quem aplicou o simulado pra minha classe foi o Profº Dimas, de história.
Fui a última a entregar a prova e como sempre, esperei ele para desser do prédio e enquanto isso fomos conversando, falamos da prova em si, ai eu perguntei se ele era bom aluno quando estava na escola, disse que em humanas sim, mas que repetiu a 8ª série por causa de matemática, que ele era da turma do meião e tals, ai comentou que um dia, a sala dele estava uma baderna, e um dos professores deles chamou a atenção do Dimas e deu uma lição de vida naquele momento, que marcou a vida dele e que ele passou a sempre levar consigo aquele aprendizado. Também comentou que passado alguns anos, quando já estava na faculdade e ele encontrou este tal professor e o agredeceu daquela lição dada no passado. O professor não lembrava do acontecido, mas que o Dimas recordava como se fosse ontem aquela aula.
Ai papo vai, papo vem, eu disse que era nitido que ele lia muito e sempre procurava se interar das coisas, e que eu gostava muito do estilo de aula dele, dos slides que ele passava em aula, dos videos que ele mostrava pra gente... "Não disse isso para puxar o saco, fui sincera, converso muito com ele, e sempre me surpreendo como ele sabe perfeitamente de tudo o que acontece no mundo e de como ele tem uma opinião bem formada e estruturada sobre tudo. E realmente gosto do material que ele trás em aula, acho que é completo e faz o diferencial no entendimento do assunto estudado". Morreu o assunto.
Conversamos sobre mais alguma coisa e nos despedimos, ele foi para a secretária e eu fiquei conversando com a Agnes na portaria. Depois de uns 10 minutos, alguém segurou no meu braço e quando eu virei ele me abraçou, quando eu cai em mim vi que era o Dimas, ele olhou nos meu olhos e disse "Muito obrigado", por ter elogiado a aula dele, que ouvir aquilo era muito gratificante e que "
Não importa o elogio que você recebe, o que realmente importa, é a pessoa da qual você recebe um elogio" que ele gostava muito de mim e que eu era uma boa pessoa.
Entrei em choque, juro que me deu uma vontade incontrolável de chorar, abraçar ele, de falar que eu gostava muito dele também e que eu o admirava muito. Mas não fiz nada, fiquei paralizada, até que ele se despedisse e fosse embora.
Fiquei pensando. Foi tão indiferente para mim ter dito que eu gostava da aula dele e pra ele me pareceu fezer toda a diferença. A palavra tem um poder muito forte. E o que mais me chamou a atenção foi a sensação maravilhosa, indescritivel que eu senti por saber que eu fiz a diferença naquele dia para a vida de outra pessoa, muito melhor do que qualquer elogio.
Muitas vezes guardo pra mim a gratidão que eu sinto por alguém ter dito ou feito algo que fez toda a diferença pra mim. Não tinha ainda tido a noção de como comunicar algo tão estúpido como este sentimento para a outra pessoa vai ser tão gratificante pra ela, é sem dúvidas uma forma de retribui-lá pelo bem que ela te faz. Há atitudes tão simples e singelas que fazem toda diferença. Com certeza, "
As melhores coisas estão nas coisas simples da vida!"